Magnólia Figueiredo

João Oliveira (Batista) recebendo o prêmio das mãos da ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo

A ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo, secretária de Esportes do
governo do Rio Grande do Norte, na premiação da corrida 10k Natal.


Biografia - Magnólia Figueiredo

Ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo

Maria Magnólia de Souza Figueiredo (nascido em 11 de novembro de 1963 em Natal, Rio Grande do Norte) é um atleta brasileira aposentada que competiu nos 400 e 800 metros. Ela representou seu país nas Olimpíadas de 1988, 1992, 1996 e 2004 bem como quatro Campeonatos Mundiais.

A velocista Maria Magnólia Figueiredo, praticamente uma lenda no Troféu Brasil de Atletismo, especialista nos 400 e 800 metros rasos. A história dela começou nos (JERNs - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte) de 1977, iniciando no atletismo e sendo revelação daquele ano, pelo Colégio Hipócrates.

A história de Maria Magnólia Figueiredo se confunde com o atletismo do Norte-Nordeste. A nível nacional, ela começou a participar das competições aos 14 anos. Logo na estréia venceu os 100m rasos, superando atletas de renome nacional. “Desde então nunca mais deixei de vencer no Troféu Norte-Nordeste. Já ganhei medalhas em todas as provas que disputei, dos 100m aos 1500m”, completa a atleta.

Por coincidência no "Troféu Norte-Nordeste", a estréia de Magnólia no Troféu aconteceu exatamente no primeiro ano em que a competição foi disputada. Desde então, a atleta participou de quase todas as edições. Ficou de fora apenas um ano, pois estava competido em São Paulo. “Participei inclusive quando estava grávida, em 1985. Corre o revezamento 4x100 e venci”, lembra.

Ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo

Maria Magnólia Sousa Figueiredo virou personagem internacional após ter participado das Olimpíadas (1988 em Seul, 1992 em Barcelona, 1996 em Atlanta e 2004 em Atenas) e permanecido invicta por 15 (quinze) anos consecutivos nas provas que competia.

Magnólia também foi a primeira mulher do Brasil a chefiar uma equipe de atletismo dos Jogos Pan-Americanos.

Nascida em uma pequena vila do bairro comercial do Alecrim em Natal / RN, Magnólia é formada em educação física, pós-graduada em gestão, estudou economia e administração, presta consultoria para empresas que realizam concurso público em vários estados do Brasil e é professora da rede estadual e municipal (em Natal), onde entrou por concurso.

Fotos: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Batista - Exemplo de Superação.

Postagens mais visitadas

MINHAS MEDALHAS